O que os seus dados tem a dizer?
Photo credit: reynermedia on Visualhunt.com / CC BY |
Estatística descritiva é como se chama a parte da estatística mais comumente conhecida. Muito provavelmente porque é a parte inicialmente abordada no ensino médio. Quem nunca ouviu falar em média, moda e mediana? Ou mesmo tabela de frequência, polígono de frequência, rol, etc.
Não muito tempo atrás esta importante parte da estatística se resumia a números e medidas, de certa forma até assustadoras, e que se perpetuaram até hoje. Afinal de contas é horrível "decorar fórmulas", das quais não se sabe claramente sua origem ou interpretação.
Uma corrente mais moderna capitaneada por Tukey e conhecida por Análise Exploratória de Dados busca enriquecer a análise descritiva de dados se utilizando notadamente de técnicas gráficas. As antigas tabelas e sumários não não devem ser abandonados, mas não devemos ficar apenas nos resumos numéricos.
E o futuro?
Photo on Visual hunt |
O futuro é agora! No contexto da ciência de dados, as ferramentas gráficas contam uma história: é o Data Storytelling. Existem inúmeras ferramentas estatísticas que podem lhe ajudar nessa tarefa e vale a pena estudar acerca do assunto.
E nas provas de Concursos?
Photo on Visual Hunt |
Numa prova de concurso você deve conhecer os princípios básicos das ferramentas gráficas. É isso que as bancas ainda focam. Como se constrói um determinado gráfico, qual a definição dos principais elementos e o que se pretende explicar com determinado diagrama, etc. Para você conhecer melhor como esses temas são abordados em concursos públicos a série 52 Questões de Estatística traz em seu 32º volume o tema "Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados". Frequentemente o assunto aparece com esse nome mesmo nos editais das seleções públicas. Como já de conhecimento a série traz resoluções detalhadas e com a teoria mínima associada a cada questão a fim de ser referência para seu estudo em qualquer concurso de estatística.
Bons Estudos!
Veja mais em htts://estatisticaparaconcurso.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário